AVISO - Novos horários e cardápio


Entre os dias 03/11 e 10/12 nosso Bistrô terá horário especial:
Quintas - Aberto para Jantar
Sextas e Sábados - Aberto para Almoço e Jantar
Domingos - Aberto para Almoço até 17:00h

Durante este período, o cardápio será reduzido e diferenciado.
Obs: Os horários da Pizzerie Gourmet não serão alterados!

Desde já agradecemos,
EQUIPE BISTRÔ DA VALÉRIA

Cantinho charmoso e acolhedor em
Secretário | Petrópolis | RJ

Pratos especiais , adega climatizada , lareira e muito charme !

Secretário

Natureza exuberante, lojas com produtos exclusivos e restaurantes aconchegantes, Pousadas e passeios. Assim é Secretário, cantinho especial, envolvido por montanhas, no distrito de Pedro do Rio, em Petrópolis.

Tudo começou em 1703, quando o então secretário do Governador do Rio de Janeiro, José Ferreira da Fonte, obteve as primeiras terras (sesmarias) não concedidas ao filho do Bandeirante Fernão Dias Paes, o “Caçador de Esmeraldas”.

A fazenda que ali surgiu no alto de um morro, sendo denominada como “Alto do Pegado”, fica no divisor de águas entre o rio Piabanha em Pedro do Rio e a atual Vila de Secretário, sobre o afluente do rio Fagundes.

As terras que passaram de herdeiros do secretário, para outros proprietários, figuras imponentes, todas a procura dos bons ares na Serra, contribuíram para a construção da região que fazia parte da grande sesmaria do século XVIII e com o decorrer dos anos, foi fragmentando-se em fazendas, devido à morte de seus antigos donos.

Naquela época, Joaquim José da Silva Xavier, o “Tira-dentes”, percorria este caminho, como “condutor de tropas”. Assim, ele era esperado pelas aldeolas, quer pelos produtores que precisassem remeter seus produtos à venda no Rio de Janeiro, quer pelos doentes que necessitassem de seus serviços odontológicos, e até por namorados e amantes que por seu intermédio mandavam recados e bilhetes. Em 1781, Tiradentes foi designado o comandante da Patrulha do Caminho Novo ou “Ronda do Mato”, atuando principalmente na Serra da Mantiqueira. Porém, nunca deixou de frequentar a região, pois tinha feito inúmeras amizades durante suas viagens pelo Caminho Novo, especialmente no Arraial de Santana de Sebollas, hoje Inconfidência. Lá tinham grande acolhimento suas ideias de libertação e era onde morava seu grande amor, a fazendeira Dona Ana Mariana Barbosa.

Assim é Secretário, onde o Bistrô da Valéria está localizado, rica em história, gastronomia e beleza, que agregam à vida dos moradores e frequentadores da região.

Fontes: Bia Nonato/Site Guia de Itaipava.

Funcionamento

Bistrô

de quarta a sábado a partir das 12:00

domingo das 12:00 às 17:00


Pizzaria

Sexta e sábado a partir das 17:00

domingo das 14:00 às 21:00

Horários especiais

Funcionamentos com horários especiais em feriados e vésperas de feriados. Consulte-nos!

Contato

(24) 2228-1445
bistrodavaleria@bistrodavaleria.com.br